Leite, Bruno SilvaLopes, André Bezerra Amorim2023-12-272023-12-272023-09-11LOPES, André Bezerra Amorim. O uso do Instagram como um recurso facilitador no ensino de Química para o Ensino Médio. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5279As pesquisas acadêmicas na área de Educação acerca dos métodos pedagógicos envolvendo o uso de recursos digitais e tecnológicos tem feito avanços significativos, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz e eficiente. As tecnologias têm permitido também aos estudantes (usuários de um modo geral) acessar informações e recursos de forma mais rápida e fácil, aprender de forma mais colaborativa e personalizada e desenvolver habilidades para o século XXI. As redes sociais se tornaram populares entre os jovens, a maioria delas está cadastrada em pelo menos uma delas. O Instagram tem se apresentado como um recurso educativo para o ensino de Química compartilhados por perfis de professores e entusiastas da ciência. Tendo em vista essa gama de material digital compartilhado, a seguinte pesquisa apresentada tem como objetivo analisar o perfil do Instagram @quimica.massa por meio de abordagem qualitativa explicativa como um recurso facilitador do ensino de Química no Ensino Médio por meio do uso de memes, imagens e vídeos que acompanham os assuntos tratados em sala de aula.42 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BREnsino de químicaInstagram (Rede social on-line)AprendizagemEnsino médioO uso do Instagram como um recurso facilitador no ensino de Química para o Ensino MédiobachelorThesisAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000g5sh