Lima, Irenilda de SouzaCavalcanti, Assíria Arôcha2023-11-062023-11-062023-08-03CAVALCANTI, Assíria Arôcha. O lúdico como recurso para as aulas de ciências na educação infantil. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5171Esta monografia aborda a importância da ludicidade no Ensino de Ciências na Educação Infantil. O objetivo principal foi analisar o papel da ludicidade e a utilização de recursos lúdicos como estratégias didáticas para o Ensino de Ciências nos anos iniciais da educação básica em duas escolas em Recife - PE, sendo uma da rede privada e uma da rede pública. A pesquisa de campo envolveu entrevistas e questionários com duas professoras, além da análise de seus planejamentos e observação de seis aulas. A análise dos dados foi inspirada na metodologia de análise de conteúdo de Bardin (1977), o que nos permitiu perceber que ambas as professoras compreendem e valorizam a ludicidade como forma de engajar os alunos, promovendo interação e facilitando a compreensão dos conteúdos científicos. A pesquisa destacou a importância de abordagens com uso de metodologias, recursos e materiais lúdicos para estimular a aprendizagem. Apesar das diferenças entre as escolas, as professoras demonstraram habilidades para adaptar e criar materiais lúdicos, mesmo diante de desafios como a falta de recursos adequados sinalizados na escola pública. Assim, o presente estudo atingiu seus objetivos, ressaltando a essencial importância da ludicidade no Ensino de Ciências na Educação Infantil.56 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BREducação infantilEnsino de ciênciasLudicidadeO lúdico como recurso para as aulas de ciências na educação infantilbachelorThesisAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000g5ks