Leitão, Maria do Rosário de Fátima AndradeLima, Julia Cavalcante de2025-09-052022-05-24LIMA, Julia Cavalcante de. A ciência é masculina? Considerações sobre a produção docente do curso de Agronomia da UFRPE. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7674Este artigo científico analisa, a partir da conceitualização de gênero como uma forma de compreender os relacionamentos e comportamento dos indivíduos, como se dá a produção docente do Departamento de Agronomia (DEPA) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Para tanto, primeiramente houve uma revisão bibliográfica sobre a desigualdade de gênero no campo científico, fomentando a base teórica. Durante a pesquisa, foi feita uma coleta de dados através de observações nos Currículos Lattes dos professores. A partir disso, foi possível compreender que algumas áreas ainda são domínios masculinos, além disso, as mulheres continuam sendo minoria em cargos mais altos. Apesar do aumento da presença feminina na ciência com o passar dos anos, ainda estamos longe de podermos considerar os campos acadêmicos como igualitários para homens e mulheres.28 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/Ciências AgráriasMulheres no ensino superiorMulheres na ciênciaRelações de gêneroProfessores de agronomiaProdução científicaA ciência é masculina? Considerações sobre a produção docente do curso de Agronomia da UFRPEbachelorThesisAttribution 4.0 International