Rolim, Amália Maria de QueirozGomes, Flavio Emanuel Primo2025-09-012022-12-06GOMES, Flavio Emanuel Primo. Poesia visual revisitada : uma proposta metodológica interdisciplinar entre arte visual e literatura. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Timbaúba, PE, 2022.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7635Arte, literatura e poesia são palavras que estão sempre interligadas, de modo que a arte expressa um ideal estético representativo e, através da literatura temos a transformação na linguagem e na poesia como forma de manifestação artística cultural do gênero „‟lírico‟‟. Atualmente, a abordagem didática acerca do estudo da arte tem sido lecionada aos alunos de instituições educativas de forma insatisfatória diante apenas de conceitos e dados históricos sobre o tema. Todavia, é possível que haja melhor abordagem didática sobre estudo da arte que vise o aprendizado do estudante de maneira lúdica e reflexiva nas escolas? Para isso, esta pesquisa propõe uma metodologia de ensino interdisciplinar entre arte e literatura, com o objetivo de estimular o aprendizado dos estudantes da educação básica de forma lúdica e reflexiva. Utilizando uma abordagem exploratória, qualitativa e quantitativa, a pesquisa foi fundamentada em artigos, livros e pesquisas de campo. A investigação incluiu uma pesquisa com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública em Timbaúba-PE, para avaliar a satisfação dos alunos com o ensino de artes. Os resultados sugerem que uma metodologia que integra arte visual e poesia pode aumentar o interesse dos alunos e promover uma compreensão mais profunda da literatura e da autorreflexão.31 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/Poesia visualArtes visuaisArte e literaturaPoesia visual revisitada : uma proposta metodológica interdisciplinar entre arte visual e literaturabachelorThesisAttribution 4.0 International