Couto, Janaína de AlbuquerqueSilva, Ana Carolina Soares2023-07-262023-07-262023-04-19SILVA, Ana Carolina Soares. Kit educacional como facilitador do processo de ensino aprendizagem na construção do conceito de biomas brasileiros. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4801A metodologia ativa é uma ferramenta que busca as melhores maneiras de colocar em prática a produção do conhecimento, é considerado algo completamente diferente daquilo que encontramos hoje em dia nas instituições de ensino. Sendo assim, o currículo deve ser organizado para permitir que a escola desempenhe com êxito sua função na formação dos estudantes e para alcançar seu objetivo. O uso dessas metodologias podem favorecer a autonomia do discente, despertando a curiosidade, estimulando tomadas de decisões individuais e coletivas, advindos das atividades essenciais da prática igualitária. O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições de um kit educacional para a construção de conceitos sobre Biomas, na perspectiva de uma abordagem ativa. A proposta metodológica trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza interpretativa, com estudantes do terceirou ano do ensino médio em uma Escola Técnica Estadual em Gravatá. A intervenção teve por base o Ciclo de Experiência de Kelly - CEK, que destrincha a intervenção em 5 etapas: antecipação, investimento, encontro, validação e revisão construtiva. Ademais, antes do CEK, foi aplicado o Questionário de Verificação Anterior a Ação (QVA) e ao concluir o CEK que foi aplicado o Questionário de Verificação Posterior a Ação (QVP), sendo estes questionários os documentos analisados na presente pesquisa. A partir dos resultados, observamos avanços em relação à construção dos conceitos, não apenas sobre biomas, como também conceitos sobre estufa e espécies endêmicas. Portanto, o uso de kits educacionais voltados ao estudo dos biomas contribuiu de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.27 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREnsino de biologiaBiomasAprendizagem ativaRobóticaKit educacional como facilitador do processo de ensino aprendizagem na construção do conceito de biomas brasileirosbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000g46c