Albuquerque, Hortência Cruz deReis, Juliane de Santana2019-04-152019-04-152018REIS, Juliane de Santana. O consumo de internet no processo de construção social da identidade de adolescentes integrantes de uma ONG em Jaboatão dos Guararapes. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/917A era digital, através da internet, teve seu fruto na expansão e desenvolvimento do sistema capitalista, que proporcionou a possibilidade de novas formas de comunicação no contexto tecnológico globalizado. Assim, o entretenimento virtual ganha cada vez mais espaço para uso no cotidiano das famílias. Desta forma, com o avanço da tecnologia de informação e comunicação, temos a facilidade de fazer compras pela internet, realizar pagamentos de contas, conversar com amigos que estejam distantes, saber notícias do Brasil e do mundo, tudo isso em tempo real, o que parece ser um facilitador para a interação dos adolescentes, visto que grande parte dominam estas ferramentas. A adolescência consiste numa fase de mudanças, tanto fisiológicas, psíquicas como sociais, e considerando que no bojo dessas transformações, encontra-se a busca pela identidade, que passa a estar presente nos questionamentos dos/as adolescentes e que os/as conduzirá a inúmeras experiências que serão vivenciadas intensamente ao longo da adolescência. Contudo, como os/as adolescentes têm lidado com a internet no processo de construção das suas identidades sociais ao passo que o consumo de bens se tornam essenciais para a formação de seu eu? Assim, este trabalho é fruto da experiência de estágio supervisionado obrigatório em uma ONG em Jaboatão dos Guararapes, e teve por objetivo analisar a influência do consumo de internet no processo de construção social da identidade de adolescentes. Os procedimentos metodológicos empregados foram revisão bibliográfica, observação participante e aplicação de questionário semi-estruturado. A pesquisa é de caráter qualitativo e de pesquisa-ação. E os resultados apontam que a internet se configura como mais um meio abrangente para interação e socialização dos/as adolescentes, sendo essencial o consumo de tecnologia/internet uma vez que o associam ao sinônimo de prazer e lazer, e há necessidade de discutir mais sobre a relação de consumo de tecnologias e o comportamento dos adolescentes diante da sociedade de consumo.61 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USConsumo (Economia)AdolescentesTecnologia da informaçãoO consumo de internet no processo de construção social da identidade de adolescentes integrantes de uma ONG em Jaboatão dos GuararapesbachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000g3dh