Farias, Ana Paula da SilvaCosta Filho, João Antas da2025-07-112022-11-16COSTA FILHO, João Antas da. Estratégias de marketing esportivo aplicadas na rede social virtual Twitter: o caso do Íbis Sport Club. 2022.18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2022.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7360O presente trabalho tem como objetivo identificar as estratégias de marketing digital incorporadas pelo clube de futebol pernambucano Íbis, em sua rede social virtual Twitter. O time, conhecido popularmente como pior clube de futebol do mundo, tornouse um fenômeno nas redes sociais após a publicação de diversos conteúdos onde ironiza sua reputação, comparando-se a times de grande sucesso no ramo, conseguindo dessa forma aumentar sua popularidade e angariar patrocínios mundiais. Essa pesquisa é do tipo descritiva e foi viabilizada a partir do levantamento de conteúdo divulgado a partir das publicações no Twitter do clube. Como resultado, temse que a maioria das postagens do Íbis Sport Club tem como foco a interação com os torcedores/seguidores, deixando de explorar postagens sobre o cotidiano do clube, de divulgação dos parceiros, dos produtos e de eventos18 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Marketing esportivoFutebolTimes de futebolEstratégias de marketing esportivo aplicadas na rede social virtual Twitter: o caso do Íbis Sport ClubbachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International