Freitas, Kátia Cristina Silva deBarreto, Marcos Aurelio Silva2025-12-162024-03-08BARRETO, Marcos Aurelio Silva. Estudo sobre o processo de ensino e aprendizagem: uma sequência de ensino investigativo em eletroquímica. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/8081O presente trabalho traz uma análise a respeito do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de pilhas eletroquímicas através de uma sequência de ensino investigativo (SEI), onde uma de suas principais atividades é um experimento investigativo, para poder observar se ele irá contribuir com a aprendizagem desses conceitos e se a SEI poderá ajudar os estudantes a perceberem em seus cotidianos fenômenos que possam ser explicados a partir deste conteúdo. A análise foi baseada nas teorias de aprendizagem de Vygotsky e Piaget. Após toda ela foi percebido que o meio social, principalmente o ambiente escolar se torna um fator determinante para o processo de aprendizagem, pois através das interações que os alunos vivenciam nele, e as discussões que elas provocam, mesmo que não sejam a respeito de algum conteúdo programático, são bastante relevantes, porque a partir delas os processos cognitivos dos estudantes vão se modificando continuamente, o que poderá facilitar na resolução de alguma problemática que eles precisem transpor, acarretando na construção de seus conhecimentos. Foi verificado que para uma SEI contribuir com a percepção dos estudantes a respeitos dos fenômenos, explicados através dos conceitos presentes nas pilhas eletroquímicas, do seu dia a dia se faz necessário dar ênfase na contextualização durante as explicações das etapas da SEI, contudo em contrapartida o experimento investigativo se mostra uma boa ferramenta para auxiliar a aprendizagem deles.58 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Química (Ensino médio)Ensino e aprendizagemEletroquímicaSequência didáticaTeoria da aprendizagemExperimentos científicosEstudo sobre o processo de ensino e aprendizagem: uma sequência de ensino investigativo em eletroquímicabachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International