Falcão, Taciana Pontual da RochaLima, Thiago Ferreira de2024-11-122024-11-122024-10-01LIMA, Thiago Ferreira de. Análise da acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva em redes sociais. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6497As redes sociais são essenciais na comunicação contemporânea, pois permitem a conexão e interação de pessoas globalmente de forma simplificada. Tendo em vista o avanço tecnológico atual, é crucial garantir a acessibilidade digital para incluir todos os usuários, inclusive aqueles com deficiências visuais e auditivas que compõem uma parcela significativa da população. Este projeto analisa a acessibilidade nas cinco redes sociais mais populares atualmente (Facebook, YouTube, Instagram, WhatsApp e TikTok), identificando quais recursos de acessibilidade estão disponíveis para esse público. Foram avaliadas interfaces e ferramentas de interação, com base nas diretrizes internacionais de acessibilidade WCAG 2.0. Os resultados da análise mostram que as redes sociais mais utilizadas atualmente estão preparadas com ferramentas acessíveis para pessoas com deficiência visual e auditiva, mas ainda precisam de melhorias para terem um nível mais alto de acessibilidade. Também foi identificado que plataformas da mesma empresa podem ter diferenças significativas nas ferramentas de acessibilidade, como por exemplo, a falta de configurações para melhorias visuais ou a complexidade de navegação por teclado em versões web. A partir disso, foram levantadas melhorias e sugestões de implementação para cada plataforma social analisada.42 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRRedes sociais on-lineAcessibilidade digitalPessoas com deficiência visualPessoas com deficiência auditivaInclusão digitalPessoas com deficiência - Meios de comunicaçãoAnálise da acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva em redes sociaisbachelorThesisAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)