Cavalcanti, Maria Clara CatanhoSilva, Renata Maria Costa da2025-11-242025-01-23SILVA, Renata Maria Costa da. Dialogismo e construção de sentido: uma reflexão dialógica acerca da campanha pela beleza real Dove. 2025. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7999De acordo com Bakhtin, Dialogismo é a operação da linguagem como princípio constitutivo do enunciado. Ele molda as relações linguísticas, as práticas discursivas e a visão de mundo do pensador russo. Dialogismo é a característica essencial da linguagem que é formada no processo de interação entre indivíduos socialmente organizados. Linguagem para Bakhtin é práxis social, não um sistema abstrato de formas linguísticas. A publicidade é um aspecto regular da comunicação em nosso cotidiano. Suas mensagens carregam elementos que permitem efeitos variados de sentido repletos de significados e são discursos vinculados a eventos históricos, políticos e sociais. É nessa consideração que buscamos expor a presença do dialogismo no gênero publicitário. Portanto, o presente estudo tem como objetivos a identificação das relações dialógicas e construções enunciativas verbais e não verbais no âmbito do gênero propaganda. Para isso, realizamos uma análise de duas peças publicitárias empregando as concepções de enunciados à maneira bakhtiniana por meio da teoria do dialogismo.16 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/Dialogismo (Análise literária)LinguagemPublicidadeComunicaçãoDiscursoDialogismo e construção de sentido: uma reflexão dialógica acerca da campanha pela beleza real DovebachelorThesisAttribution-ShareAlike 4.0 International