Andrade, Juliana Alves deSouza, Ariadyne Lúcia de2024-07-112024-07-112023-09-19SOUZA, Ariadyne Lúcia de. Os desafios de ensinar história em tempos de conteúdos atualistas. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5870Este artigo tem como principal objetivo analisar o lugar dos conteúdos chamados de atualistas na política curricular para a área de História no Brasil. Para tal, usamos a estratégia da Análise de Conteúdo, para observar como na Lei das Diretrizes e Bases (LDBEN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como nas narrativas dos estudantes do Ensino Médio do Colégio e Curso Desafio, como os conteúdos e temas considerados atualistas aparecem. O atualismo é um tempo presente nas aulas de História, sendo assim, faz-se necessário entender como a concepção de tempo que surge a partir dos avanços tecnológicos causam impactos significativos na vida dos adolescentes e nos modos de compreender os eventos históricos e o tempo. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta como os dispositivos legais encaram a demanda atual de temas da atualidade, e como os discentes mobilizam tais conhecimentos.23 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Ensino de históriaHistória (Ensino médio)Base Nacional Comum CurricularAtualidadesTecnologiaOs desafios de ensinar história em tempos de conteúdos atualistasbachelorThesisATRIBUIÇÃO-NÃOCOMERCIAL-SEMDERIVAÇÕES 4.0 INTERNACIONAL (CC BY-NC-ND 4.0)