Pascoal, Vinicius GomesVieira, Jéssica Steffani de Santana2024-09-242024-09-242023-12-18VIEIRA, Jéssica Steffani de Santana. O incentivo à leitura literária através da utilização da gamificação. 2023. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6216Este texto aborda o uso de metodologias ativas e gamificação na promoção da leitura literária e no ensino de literatura, com foco específico nos estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual em Pernambuco/Brasil. Metodologias ativas incentivam os estudantes a desempenhar um papel ativo em sua aprendizagem, promovendo motivação e envolvimento significativo. A gamificação envolve a incorporação de elementos de jogos em contextos não relacionados a jogos para melhorar a motivação e a participação. O texto explora os benefícios potenciais do uso da gamificação no ensino de literatura, recorrendo a fontes acadêmicas para apoiar essas ideias. Também enfatiza a importância de fomentar o pensamento crítico e as habilidades de leitura na era digital e sugere que a gamificação pode ser uma ferramenta eficaz para alcançar esse objetivo.16f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brLeitura literáriaLiteratura - Estudo e ensinoGamificaçãoMetodologias ativasEnsino médioO incentivo à leitura literária através da utilização da gamificaçãobachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)