Carvalho, Maria Jaqueline Paes deBarros, Maria Elaine de2023-03-312023-03-312021-02-25BARROS, Maria Elaine de. A relação do cuidar e educar na prática pedagógica da auxiliar de desenvolvimento infantil na rede municipal de Recife - PE. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4305Esta monografia teve como objetivo compreender os aspectos pedagógicos do trabalho do Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI) em uma instituição municipal de Recife – PE. Os principais autores que fundamentaram a pesquisa foram Azevedo (2013), Carvalho (2019) e Souza (2012). O problema de pesquisa buscou compreender quais os aspectos pedagógicos inseridos na prática da ADI. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu mediante observação participante. A técnica empregada na análise dos dados foi a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Através da análise dos dados obtidos, constatou-se que o aspecto pedagógico do trabalho do ADI está relacionado à indissociabilidade entre cuidar e educar na educação infantil, demandando que as atividades de cuidado estejam sempre relacionadas com o ato educativo. Constatou-se também que a ADI e a professora da turma mantiveram uma relação de complementaridade do trabalho em sala, na qual as atividades de cuidado eram integradas às atividades educativas, demonstrando uma compreensão da concepção do princípio da indissociabilidade entre cuidar e educar na educação infantil.41 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREducação infantilPrática pedagógicaProfissionais da educaçãoA relação do cuidar e educar na prática pedagógica da auxiliar de desenvolvimento infantil na rede municipal de Recife - PEbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000fzxx