Silva, Suely Alves daAlbuquerque, Elaine Lins dos Santos2023-12-272023-12-272023-04-17ALBUQUERQUE, Elaine Lins dos Santos. A utilização do método de Feynman no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de soluções para alunos (as) do ensino médio em uma escola da rede privada do município de Recife. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5261A presente pesquisa teve como objetivo analisar a viabilidade da utilização do método Feynman no processo de ensino-aprendizagem para apropriação do conteúdo soluções, como uma metodologia ativa de estudo, em uma turma do ensino médio de escola privada com 15 estudantes. Nessa pespectiva, o caminho metodológico apresentou 5 etapas, essas etapas estão baseadas na exploração dos métodos que os estudantes utilizam para estudar, como também no método de estudo de Feynman e foram elas: aplicação dos questionários, apresentação do conteúdo e do método Feynman, aplicação do método Feynman pelos estudantes e reaplicação do questionário. Analisamos como a forma particular de estudo que o sujeito escolhe afeta diretamente a obtenção real do conhecimento. Dessa forma, aplicamos com os estudantes um método de construir o conhecimento e aprendê-lo ensinando para outra pessoa, chamado Método Feynman, usando o conteúdo de soluções. Acreditamos que o estudo com o Método Feynmam pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de soluções, como de qualquer outro conteúdo. No entanto, se faz necessário que a técnica seja realizada de maneira completa para que se alcance o resultado esperado, que é a aprendizagem, o que foi possível constatarmos nessa pesquisa, em relação ao conteúdo de soluções. Concluímos com os resultados obtidos uma considerável melhora na adequação dos termos científicos e aumento do vocabulário referente ao conteúdo. Esperamos que essa nova estratégia venha possibitar um olhar mais agradável e motivador dos estudantes sobre a ciência química.44 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREnsino de químicaSolução (Química)AprendizagemMétodo de estudoEnsino médioA utilização do método de Feynman no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de soluções para alunos (as) do ensino médio em uma escola da rede privada do município de RecifebachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000fzrt