Melo, Maria Aparecida Vieira deSilva, Joanna D’arc Bispo da2023-01-302023-01-302022-01-20SILVA, Joanna D’arc Bispo da. O uso dos jogos no ensino da matemática. 2022. 220 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3845A falta de compreensão de conceitos e métodos para o ensino da matemática vem tornando- se um instrumento excludente no seu uso. Dessa forma, buscou-se novas práticas metodológicas e tecnologias com o uso de jogos. A utilização do jogo como ferramenta de aprendizagem é o foco principal da pesquisa. O jogo lúdico é explorado de forma espontânea trabalhado para dinamizar o conteúdo e compreensão da matemática. O trabalho inquiriu informações sobre os jogos e suas contribuições para o ensino. Com isso, realizou-se uma pesquisa de campo, com dez professores dos anos iniciais, A coleta de informações foi por meio de questionário seguido de dez perguntas abertas e fechadas. A pesquisa se deu após uma ação escolar da “semana da matemática”. Em uma escola municipal da Zona da Mata de Pernambuco. A pesquisa se enquadra na dimensão qualitativa, proporcionando uma reflexão sobre o uso dos jogos e sua contribuição educativa. Os jogos devidamente planejados e compartilhados auxiliam no aprendizado de forma satisfatória, estimulando o desenvolvimento de habilidades cognitivas, favorecendo a concentração, o raciocínio lógico, emocional, dentre outras habilidades. Conforme os dados analisados os jogos matemáticos se mostram como excelente viés educacional.22 f.poropenAccessAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptopenAccessopenAccessBrincadeirasJogos educativosPrática de ensinoMatemáticaO uso dos jogos no ensino da matemáticabachelorThesis