Araújo, Ana Cristina deSilva, Priscila Urânia da2025-11-242024-12-30SILVA, Priscila Urânia da. Gênero discursivo argumentativo: as formas de trabalho com a resenha crítica no livro didático de língua portuguesa. 2025. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gravatá, PE, 2024.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7998Os gêneros discursivos estão presentes em diversas práticas sociais, desempenhando um papel fundamental na comunicação e na interação humana. No contexto educacional, o trabalho com gêneros, como a resenha crítica, se destaca como uma estratégia pedagógica capaz de promover o pensamento crítico e a formação integral dos alunos. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições do Gênero Discursivo Resenha Crítica ao ensino de Língua Portuguesa e à formação integral do ser social. Amparamo-nos teoricamente em Bakhtin (2006), Schneuwly e Dolz (2004) e Marcuschi (2008), que teorizam sobre os gêneros discursivos e o ensino de Língua Portuguesa. No aspecto metodológico, optamos pela pesquisa bibliográfica (Gil, 2022), já que nosso principal material de pesquisa foram livros e artigos publicados sobre o tema. Analisamos a abordagem do gênero Resenha Crítica no livro didático do 8º ano do Ensino Fundamental, da editora Sistema MAXI de Ensino, utilizado pela escola Instituto Ena, da cidade de Chã Grande-PE. Os resultados indicam que o uso desse gênero no contexto educacional favorece a formação de um sujeito crítico e participativo, capaz de compreender e interagir com diferentes formas de discurso, ampliando sua capacidade de análise e julgamento sobre os conteúdos apresentados.20 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Gêneros discursivosResenha críticaLivro didáticoLíngua portuguesa - Estudo e ensinoGênero discursivo argumentativo: as formas de trabalho com a resenha crítica no livro didático de língua portuguesabachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International