Guilherme, Betânia CristinaSantos, Klyvia Leuthier dosSouza, Gleidson de OliveiraMelo, Maria Aparecida Vieria deNascimento, Regina Célia Macêdo doSilveira, Thiago Araujo da2025-12-222025GUILHERME, Betânia Cristina (org.) et al. Conectando saberes no curso de Licenciatura em pedagogia na EaD/UFRPE. Recife: Conexões Publicações, 2025. 291p.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/8095A obra Construindo Saberes no Curso de Licenciatura em Pedagogia da EaD/UFRPE, Série “Formação de professores: da teoria à prática” resulta do trabalho de ensino, pesquisa e extensão de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes, juntamente com seus orientadores. Entretanto, é preciso pensar para além de TCCs. Historicamente, o curso de Licenciatura em Pedagogia EaD da UFRPE desenvolve pesquisas na área de Educação e suas subáreas, com intuito não somente de compreender sua área de atuação, mas também para formar verdadeiros professores-pesquisadores, que atuam de forma crítica, afetuosa, humana, justa e investigativa. Nossos egressos não são somente professores ou gestores, são investigadores de olhar apurado de suas práticas, da noosfera de atuação, das políticas educacionais e dos processos de ensino e aprendizagem. Uma obra como essa é importante ser lançada ao mundo porque esse conhecimento acumulado e diversificado precisa fazer parte das práticas e das referências nas pesquisas em Educação. A pesquisa em Educação é um espaço plural, dinâmico, dialético e complexo que discute as temáticas e relações do seu tempo e do seu local, enfrentando entraves epistemológicos, éticos, sociais, políticos e/ou metodológicos. Entretanto, mais do que meramente campo de compreensão ideal, a pesquisa é uma expressão viva, autêntica e real daqueles que a fazem.291 p.pt-BRhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Prática pedagógicaFormação de professoresConectando saberes no curso de Licenciatura em pedagogia na EaD/UFRPEbookAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International2025