Barros, Marcos André deMelo, Tiago Licarião de2024-02-052024-02-052022-10-13MELO, Tiago Licarião de. O ensino tecnicista no Brasil como reafirmação da semiformação: uma interpretação a partir do pensamento de Theodor W. Adorno. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5581Esta pesquisa busca, amparada na teoria critica de Theodor W. Adorno, compreender como a pedagogia tecnicista reafirma o cenário de semiformação na sociedade brasileira. A fim de ampliarmos a interpretação sobre o ensino tecnicista, teremos como aporte o referencial teórico da teoria crítica de Theodor Adorno, com o auxílio de comentadores que me auxiliaram na problematização do tema (LUCKESI, 1994), (SAVIANI, 1984), (SAVIANI, 2013), (ARANHA, 1990), (ADORNO, 2010), (ADORNO, 2020), (HABERMAS, 2014). Metodologicamente, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e qualitativa, para que possamos interpretar e realizar as aproximações necessárias. Portanto, investigaremos as bases teóricas e o histórico conceitual do tecnicismo, até desembocar no contexto histórico de surgimento no Brasil, durante o regime ditatorial militar nas décadas de 1960 e 1970. A fim de compreendermos como a semiformação se estabelece, buscaremos retomar o conceito de formação cultural (Bildung), a partir do século XVIII, através da tradição germânica até os dias atuais, este conceito se coloca como grande desafio para compreendermos a educação em tempos hodiernos, para que se cumpra a importante tarefa de avançarmos na crítica sobre a educação contemporânea e seus elementos semiculturais. Por fim, nos deteremos a relacionar a educação tecnicista com o conceito de semiformação adorniano objetivando levantar aproximações e uma breve crítica sobre a pedagogia tecnicista no Brasil.53 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREducação tecnicistaTeoria críticaAdorno, Theodor W., 1903-1969O ensino tecnicista no Brasil como reafirmação da semiformação: uma interpretação a partir do pensamento de Theodor W. AdornobachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000fwrn