Rodrigues, Sara Cristina PintoRamos, Bruno da Silva2023-03-012023-03-012021-12-13RAMOS, Bruno da Silva. A inserção dos tópicos de raios-X e efeito Compton no Ensino Médio. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Departamento de Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4050A forma como a Física é abordada no ensino médio das escolas brasileiras tem um foco quase que totalmente voltado para a física newtoniana, o que acaba causando uma total falta de tato dos alunados com tópicos de física moderna. Em consequência disto, e mantendo em mente que embora esta seja uma área de pesquisa relativamente nova, que surgiu por volta do final do século XIX e inicio do século XX, os conteúdos da física moderna já estão sendo aplicados em diversos lugares. Este presente trabalho tem como proposta a inserção dos tópicos de Raios-X e efeito Compton na grade curricular do ensino médio, tais tópicos são de grande importância para a física moderna e para a vida cotidiana das pessoas, por exemplo, os Raios-X são usados em larga escala para ajudar a população de várias formas diferentes, entre outras aplicações.47 f.poropenAccessAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessopenAccessFísicaEnsino médioRaios XEfeito ComptonA inserção dos tópicos de raios-X e efeito Compton no Ensino MédiobachelorThesis