Lindoso, Rosângela Cely BrancoSantana, Sidney Luiz Leite de2023-03-082023-03-082021-02-19SANTANA, Sidney Luiz Leite de. A importância da Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Recife: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4099Esse trabalho, que teve como intenção, investigar como as publicações na área da Educação Física - EF tratam a importância das suas aulas, nas séries iniciais do ensino fundamental da cidade do Recife. Quem ocupa, e como são ocupadas possíveis lacunas, deixadas pela ausência de professores de EF nestes locais. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, bem como, análises de conteúdo. Neste intuito definimos como nosso problema de pesquisa: Qual a importância da EF, para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental nas publicações na área, a partir do que preconiza a Pedagogia Histórico-Crítica - PHC a função social da escola e da EF em escolas do município do Recife? E para respondê-lo, o seguinte objetivo geral: identificar a importância da EF, para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental nas publicações na área a partir do que preconiza a PHC a função social da escola e da EF, em escolas do município do Recife. E dois específicos: a)expor a partir da PHC a função social da escola e da EF, e b) analisar os marcos legais/históricos da educação, notadamente da EF, ambos nas escolas municipais do Recife. Nos debruçamos sobre a função social da escola e da EF, de acordo com o que preconiza a PHC e a abordagem crítico-superadora, também promovemos um resgate histórico, apontando os principais marcos legais que influenciaram as diretrizes educacionais atuais. E realizamos uma análise de conteúdo, a partir de unidades regulares, selecionadas criteriosamente de obras, que comprovadamente tratam do tema, de modo específico, e que foram pesquisadas nos periódicos RBCE – Revista Brasileira de Ciências do Esporte e SIB – Sistema Integrado de Bibliotecas, reconhecida no meio acadêmico por sua contribuição na divulgação das produções científicas, nesta e em outras áreas. Por fim, as obras nos mostraram que, apesar de no discurso, ou no papel, a EF ser tratada como importante, há ainda a necessidade de legitimação da EF, a compreensão dos seus reais objetivos, e melhores iniciativas públicas, e que as proposições perpassam por atender e combater de modo mais contundente estes pontos.46 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BREducação físicaEnsino fundamentalPedagogia críticaA importância da Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Recife: uma análise à luz da pedagogia histórico-críticabachelorThesisAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000fvc7