Domingos, Suzana Ferreira PaulinoMacedo, Edivânia Rodrigues de2024-09-242024-09-242023-11-28MACEDO, Edivânia Rodrigues de. Planejamento didático-pedagógico no ensino de língua portuguesa na perspectiva discente. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6212O planejamento didático constitui-se em um processo relevante das práticas pedagógicas que contribui para o desenvolvimento efetivo dos conhecimentos em sala de aula. A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar a percepção dos discentes do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental II, na cidade de Dormentes-PE, sobre o planejamento didático-pedagógico no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, quali-quantitativa, baseada nos pressupostos teórico-metodológicos de Moretto (2010), Veiga (2008), Lopes (1991), Freire (1996), Silva (2013), Libâneo (2013), Grabowski (2014), Lück, Valerien e Dalmás (2002), Paixão, Rabelo e Bruni (2019). Os resultados revelaram a importância do planejamento didático-pedagógico na organização da práxis docente para processos dialógicos de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, com foco em práticas de linguagens.36f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brProcesso de ensino-aprendizagemPlanejamento didático-pedagógicoLíngua portuguesa - Estudo e ensinoLiteratura - Estudo e ensinoAprendizagemPlanejamento didático-pedagógico no ensino de língua portuguesa na perspectiva discentebachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)