Lira, Wellington Marinho deAndrade, Francisco de Assis Ramos de2025-11-172024-12-14ANDRADE, Francisco de Assis Ramos de. A prática do letramento pelo professor alfabetizador x educador letrador. 2025. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7941Os termos letramento e alfabetização por diversas vezes podem ser confundidos principalmente por imaginar que letrado é o indivíduo que sabe ler e escrever, mas por outro lado pode se pensar que a pessoa pode ser letrada e não alfabetizada. Nesse sentido o professor alfabetizador detém-se a leitura e a escrita dos alunos, mas caso o mesmo tenha um nível elevado de multiletramento, passa a ser um mediador em equilíbrio pois não pretende impor seu conhecimento, e sim manter a relação dialógica como os mesmos. Sem esquecer do direito que o aluno tem de aprender a língua culta padrão, conforme determina os documentos oficiais, mas que não é plural, cabendo ao professor ou o educador realizar a inclusão de práticas de ensino afeiçoadas ao contexto em que a comunidade escolar está localizada.12 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/LetramentoMultiletramentosAlfabetizaçãoPrática de ensinoA prática do letramento pelo professor alfabetizador x educador letradorbachelorThesisAttribution-ShareAlike 4.0 International