Silva, Ivanda Maria MartinsNeves, Vitória Bárbara Silva das2025-11-242024-12-07NEVES, Vitória Bárbara Silva das. O gênero textual crônica: interfaces com letramentos, criticidade e argumentação em desenho didático para 8º ano do ensino fundamental. 2025. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/8007Este trabalho tem como objetivo investigar o uso do gênero textual crônica como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da argumentação e da criticidade no 8º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se baseia na análise das crônicas de três autores consagrados da literatura brasileira: Rubem Braga, Luis Fernando Verissimo e Carlos Drummond de Andrade. Esses textos são selecionados por sua profundidade crítica e sua capacidade de abordar questões cotidianas de forma reflexiva, muitas vezes com um tom irônico ou humorístico, o que facilita a identificação dos alunos com os temas abordados. A análise busca identificar quais elementos textuais e temáticos dessas crônicas podem ser explorados para fomentar a argumentação entre os alunos, incentivando-os a refletir sobre temas sociais e pessoais e a expressar suas próprias opiniões por meio da produção textual. A proposta pedagógica elaborada parte da leitura e discussão das crônicas, seguidas de atividades de escrita, nas quais os alunos são desafiados a criar suas próprias crônicas, utilizando os recursos literários aprendidos com os autores estudados. A sequência didática proposta, baseada nas orientações de Cosson (2021), inclui atividades de análise crítica, produção e revisão textual, visando não apenas o desenvolvimento da competência linguística, mas também a formação de um aluno crítico e consciente, capaz de argumentar de maneira consistente e fundamentada. Ao longo do trabalho, é discutido como a crônica, como gênero textual, oferece um espaço fértil para o desenvolvimento da argumentação, pois permite que os alunos expressem suas opiniões de forma estruturada e reflexiva. A pesquisa também investiga como a prática de leitura e escrita dessas crônicas pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais essenciais para a formação de cidadãos participativos e críticos. Dessa forma, este estudo contribui para a compreensão de como as crônicas podem ser utilizadas de maneira efetiva no ensino de Língua Portuguesa, estimulando a reflexão crítica e a produção argumentativa no contexto escolar.23 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Crônicas brasileirasLetramentoEnsino fundamentalO gênero textual crônica: interfaces com letramentos, criticidade e argumentação em desenho didático para 8º ano do ensino fundamentalbachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International