Guilherme, Betânia CristinaMelo, Dayanne Lima de2023-01-302023-01-302021-03-04MELO, Dayanne Lima de. PIBID e modalidades didáticas: contribuições na formação inicial de professores de Biologia. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3849O processo educacional envolve um conjunto de vários fatores, no que se refere ao ensino de Ciências, algumas práticas docentes têm desestimulado os estudantes, como o uso excessivo do livro didático e de aulas expositivas, ausência de informação visual, nomenclaturas difíceis e pouca contextualização, isso mostra a necessidade de novas alternativas de ensino. Nesta pesquisa, percorremos o cenário da formação inicial de professores, incitando um repensar sobre tal processo. Para isso, exploramos o contexto de formação inicial associado ao Programa Institucional de Bolsas em Iniciação à Docência (PIBID) como oportunidade de experienciar o ambiente escolar no período formativo e a temática de modalidades didáticas como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. O PIBID é um programa oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que busca intensificar o processo formativo de licenciandos integrando a universidade e a escola. Com isso, fomos orientados pela seguinte questão: Como o PIBID contribui para a formação inicial dos estudantes na área de Ciências Biológicas por meio de suas ações e vivências no lócus escolar? Partindo desta indagação, tivemos como objetivo geral: compreender como as ações do PIBID contribuem para a formação inicial dos futuros docentes de biologia. Para isso tivemos como objetivos específicos: relatar práticas pedagógicas vivenciadas em ambiente escolar e levantar dados secundários sobre o PIBID no processo de formação inicial de professores. Essa pesquisa foi realizada com base na natureza de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Com isso, realizamos a descrição de 16 modalidades didáticas desenvolvidas durante o período de atuação no PIBID pela própria autora da pesquisa, trazendo suas conclusões sobre essa experiência. Além disso, analisamos de forma quantitativa a presença de dissertações e teses com temáticas relacionadas ao PIBID no ensino de biologia em dezoito universidades da região nordeste do Brasil. As modalidades didáticas descritas nesta pesquisa foram aulas práticas, simulações, demonstrações, discussões e excursões realizadas ao longo das ações no PIBID/Núcleo Biologia na escola. Nas universidades utilizadas como fonte da pesquisa registramos que apenas 07 (sete) possuíam dados. Portanto esse resultado demonstra a necessidade de pesquisa na área para destacar a importância do programa para a formação docente. Por fim, consideramos que o PIBID e as modalidades didáticas são fatores que contribuem para a formação inicial de professores, permitindo a autonomia, criticidade e a (re)construção da identidade docente, pois permite o ensaio e análise crítica da prática docente e das modalidades didáticas. Além disso o uso das modalidades didáticas oportuniza uma maior familiaridade entre os licenciandos e estudantes facilitando o processo de ensino-aprendizagem e tornando o ensaio da prática docente prazerosa. Assim, concluímos que o PIBID promove a união do aprendizado adquiridos na universidade pelo licenciando com a experimentação destes em ambiente escolar.52 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRPrática de ensinoFormação de professoresBiologia - Estudo e ensinoPIBID e modalidades didáticas: contribuições na formação inicial de professores de BiologiabachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000ft5x