Mello, Rachel Costa de AzevedoAmorim, Ana Beatriz Conceição de2025-11-172025-08-07AMORIM, Ana Beatriz Conceição de. As contribuições do conteúdo de ensino ginástica para o componente curricular educação física no ensino fundamental – anos iniciais. 2025. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7953Esta pesquisa visa investigar as contribuições do conteúdo de ensino Ginástica para o componente curricular educação física no Ensino Fundamental - anos iniciais. A Ginástica passou por muitas transformações até os dias atuais, tendo hoje práticas voltadas para o alto rendimento, práticas voltadas ao lazer e à saúde, assim como práticas voltadas ao desenvolvimento motor, social e cognitivo do ser humano. Sua inserção nas políticas curriculares é essencial para promoção de uma formação mais ampla e significativa, contribuindo assim, para o desenvolvimento global dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Delimitamos como problema de pesquisa: quais as contribuições da Ginástica para o ensino da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O objetivo é analisar as contribuições da Ginástica para o ensino da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental nas pesquisas acadêmicas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, analisando artigos científicos sobre o tema. Os resultados da pesquisa apontam que a Ginástica é um conhecimento da cultura corporal, que proporciona benefícios significativos ao desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos. Os resultados evidenciam que a Ginástica ultrapassa a visão limitada de prática técnica ou exclusivamente competitiva, configurando-se como um conteúdo diversificado e fundamental no processo de ensino-aprendizagem.47 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Educação física escolarEnsino fundamentalGinástica para criançasPesquisa bibliográficaAs contribuições do conteúdo de ensino ginástica para o componente curricular educação física no ensino fundamental – anos iniciaisbachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International