Melo, Flávio Dantas AlbuquerqueSantos, Thamiris Pinheiro2019-03-112019-03-112019-02-07SANTOS, Thamiris Pinheiro. Formação inicial de professores de educação física da UFRPE e o trato com o conhecimento handebol. 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/794A formação de professores até hoje ganha destaque nas pesquisas da educação brasileira por permitir compreender as condições objetivas e subjetivas do processo do trabalho pedagógico. No que tange o ensino dos esportes, os currículos de formação de professores de Educação Física devem estar pautados no ensino da prática esportiva visando que os alunos se desenvolvam integralmente. Segundo o documento que rege a prática pedagógica no Estado de Pernambuco, a Educação Física Escolar deve ser tratada através da perspectiva críticosuperadora. Dentre as modalidades esportivas, o handebol é praticado na escola mas pouco expressivo fora dela. Porém tem sua contribuição no desenvolvimento e formação humana no contexto escolar. O presente estudo foi proposto pela lacuna percebida no curso de formação inicial em Educação Física na UFRPE relacionada a esta modalidade. O objetivo foi analisar o currículo de formação de professores de Educação Física da UFRPE e o trato com o conhecimento handebol. A teoria do conhecimento utilizada foi o materialismo históricodialético. O método científico, tanto de pesquisa quanto de exposição, foi o dialético materialista. Nosso campo empírico foi a produção de conhecimento sobre o nosso objeto de pesquisa, e para tanto, as fontes empírica foram o Projeto Político Pedagógico do curso em questão e os egressos. Os instrumentos de coleta de dados foram a sistematização das fontes empíricas através da leitura crítica dos documento oficial e a entrevista semi-estruturada. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para a categorização dos dados. Os resultados foram organizados e sistematizados através da exposição das contradições das argumentações sobre as categorias: Relação entre os elementos mais gerais e específicos do fenômeno Esporte, Relação da Disciplina com os documentos oficiais, Trato com o conhecimento a partir do conhecimento oriundos da Disciplina e da OTM, PCPE, e Trato com o conhecimento Handebol. Após análise do currículo, defrontando-o com as entrevistas, sinalizamos que há indícios da necessidade de uma relação mais íntima entre a teoria e a prática pedagógica no processo de ensino-aprendizagem das Disciplinas de Metodologia dos Esportes Coletivos, considerando uma aproximação a realidade pedagógica na qual os egressos irão atuar. Concluímos ainda que o currículo não demonstra aproximação com a proposta de currículo ampliado como proposição para o ensino da Educação Física Escolar71 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USProfessores de educação física - FormaçãoEsportes coletivosHandebolEnsino - MetodologiaFormação inicial de professores de educação física da UFRPE e o trato com o conhecimento handebolbachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000frsx