Torres, Niedja Ferreira dos SantosWanderlei, Camila Carvalho2023-06-262023-06-262019-07-13WANDERLEI, Camila Carvalho. Pintura, desenho e fantasia como recurso estético, imersivo e emotivo em games: o caso de Okami e Seasons After Fall. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4671Atividades culturais pautadas em artes clássicas e métodos tradicionais de pintura tem sido ressiginificadas e apropriadas pelas mídias digitais, não se restringindo aos espaços usuais, tais como museus, academias e ateliers. Dentre os diversos segmentos de mídia onde se observa esta apropriação, os jogos digitais, cujo apelo imagético é ator central na composição da obra, possuem títulos onde é possível encontrar preponderância de elementos artísticos tradicionais, exercendo os mais diversos papéis estético-narrativos, o que nos leva a analisar como pode se dar a ressignificação de tais elementos em casos específicos e como influenciam a obra que os utiliza através deste estudo de caso. Okami e Seasons after Fall, dois jogos disponíveis para a plataforma de consoles playstation, representam dois casos bastante especiais, pois não apenas utilizam de elementos de pintura tradicionais, sumi-ê e pintura em aquarela respectivamente, como dão protagonismo à tais elementos em sua estrutura e composição. Okami apresenta um mundo todo construído no estilo sumi-ê, trazendo em sua mecânica a utilização de um pincel que permite ao jogador criar e modificar tal mundo, não apenas respeitando o estilo minimalista do sumi-ê, como também o peso que cada pincelada deve conter para assim expressar a essência daquilo que o artista propõe-se a pintar, incorporando em sua estrutura narrativa elementos e preceitos fundamentais do estilo de pintura que marcou e definiu o jogo, sendo muito mais que apenas um mero recurso estético. Seasons after Fall é todo construído baseado no estilo de pintura em aquarela onde residem elementos como ludicidade e bucolismo em sua narrativa singela. Em seus personagens marcantes podemos encontrar animais cuja atmosfera perpassam o mistério, misticismo, soturnidade e melancolia dada a composição tanto sonora quanto visual do jogo. Todos estes elementos compositores unem-se para criar o momento-chave de contemplação e apreciação da obra permitindo ao jogador imergir e identificar-se com a história e personagens. Ao se interagir com ambos os jogos, surgem momentos de identificação e imersão profundos mesmo que completamente diferentes em suas propostas, principalmente graças aos seus suportes imagéticos originais e inventivos que expõem o jogador as técnicas de pinturas diferentes literal ou simbolicamente.40 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREstéticaVideogamesPinturaArte por computadorJogos de fantasiaPintura, desenho e fantasia como recurso estético, imersivo e emotivo em games: o caso de Okami e Seasons After FallbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000frjk