Silva, Silvio Profirio daLopes, Natali Vieira de Barros Negromonte2025-11-242025-04-15LOPES, Natali Vieira de Barros Negromonte. Uso das tecnologias no ensino da língua portuguesa no 4º ano do ensino fundamental I: análise em uma escola da rede municipal de Paulista.2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7995Neste artigo apresentamos os resultados de uma investigação realizada no âmbito de uma escola da Rede Municipal de Paulista, sobre o uso das Tecnologias de Comunicação e Informação na escola, na prática dos professores do 4º ano do Ensino Fundamental I. As novas Tecnologias da Informação e Comunicação de fato, alteraram significativamente a forma como lemos e escrevemos. Isso se deve principalmente à crescente digitalização das informações e a internet trouxe grandes mudanças em nossos hábitos de leitura e escrita. Buscamos se suas utilizações ou a falta delas estão influenciando no desenvolvimento dos alunos. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas aulas de Língua Portuguesa tem se tornado uma ferramenta positiva para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando uma maior interação, personalização e envolvimento dos estudantes com o conteúdo. O estudo envolveu a realização de entrevistas com professores e análise do referencial bibliográfico.23 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Tecnologias de informação e comunicaçãoLíngua portuguesa - Estudo e ensinoEnsino fundamentalUso das tecnologias no ensino da língua portuguesa no 4º ano do ensino fundamental I: análise em uma escola da rede municipal de PaulistabachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International