Torres, Niedja Ferreira dos SantosGranja, Cleide de Brito2024-08-202024-08-202023-12-21GRANJA, Cleide de Brito. Georgina de Albuquerque, Impressionista: da produção ao Ensino da Arte. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Afrânio-PE, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6027O presente trabalho tem como objetivo conhecer a obra de Georgina de Albuquerque, analisando abordagens das suas obras e a sua relação com o impressionismo, bem como, apresentar a contribuição de Georgina de Albuquerque para o ensino da arte no Brasil, refletindo sobre as contribuições da sua obra para a valorização da Arte Brasileira. Visto que, a artista realizou importantes mudanças no cenário artístico de sua época, refletindo ainda sobre a sua trajetória como pintora, desenhista e professora brasileira. Georgina de Albuquerque tornou-se uma importante artista brasileira, conhecida como a representante feminina do Impressionismo e da pintura histórica, gênero até então associado ao homem, destacando-se entre as muitas artistas femininas de sua época. Para uma melhor compreensão do tema, foram feitas pesquisas, a partir das publicações de autoria de Madalena Zaccara e Ana Paula Cavalcanti Simioni, em que foram discutidas a relação entre artistas mulheres e a forma com que foram apagadas ou invisibilizadas da História da Arte, ao longo do século XIX e início do século XX. Apresentaremos uma análise sobre a pintura histórica produzida por Georgina de Albuquerque, as suas habilidades com diversas técnicas e sua luta no início do século XX para ocupar um espaço artístico acadêmico tipicamente masculino.45 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brAlbuquerque, Georgina de, 1885 - 1962.Impressionismo (Arte)Pintura históricaMulheres na pinturaGeorgina de Albuquerque, Impressionista: da produção ao Ensino da ArtebachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000fq6s