Barbosa, Lúcia FalcãoLima, Franky Lourenço de2023-08-212023-08-212022-10-07LIMA, Franky Lourenço de. Mangá Fullmetal Alchemist: uma representação social do totalitarismo. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4910O presente artigo busca analisar como o mangá Fullmetal Alchemist, da artista Hiromu Arakawa, mobiliza uma representação social do totalitarismo. Para tanto, nos valemos dos conceitos: i) de totalitarismo, definido por Hannah Arendt (1998), para sublinhar os mecanismos da excepcionalidade no Estado de Direito, ii) de representação social, desenvolvido por Roger Chartier (1982), com o propósito de compreender as nuances com que a narrativa gráfica de mangás e animes abordam esse tema. Metodologicamente, elegemos alguns núcleos temáticos estruturantes da obra que é dividida em 108 capítulos publicados num contexto de disseminação da cultura pop japonesa para o resto do mundo (2001-2010).29 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRTotalitarismoRepresentações sociaisHistórias em quadrinhosMangáMangá Fullmetal Alchemist: uma representação social do totalitarismobachelorThesisAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000fq55