Silva, Silvio Profirio daMendes, Misleide Gomes da Silva2025-11-242025-04-15MENDES, Misleide Gomes da Silva. Atividades de leitura no livro didático de língua portuguesa dos anos iniciais: um olhar sobre o tratamento dado aos gêneros multimodais. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7994Desde o início dos anos 2000, tem início um processo de proliferação dos aparatos tecnológicos. É nesse cenário que tem início o processo de divulgação de um amplo quantitativo de estudos e pesquisas acerca da multimodalidade discursiva, bem como acerca da sua presença na constituição dos gêneros discursivos/textuais. Este trabalho tem como objetivo geral conhecer o tratamento dado aos gêneros multimodais presentes nas atividades de leitura oportunizadas pelo livro didático A conquista: Língua Portuguesa (5º Ano). Os objetivos específicos são: (I) perceber o enfoque dado aos gêneros multimodais subjacentes às atividades de leitura presentes nesse manual, (II) refletir sobre as práticas pedagógicas de leitura e escrita na utilização dos textos multimodais. O presente trabalho está respaldado no âmbito da pesquisa qualitativa, assim como no âmbito da pesquisa documental. Os resultados apontam que o livro didático A Conquista materializa uma razoável diversidade/variedade de gêneros multimodais. Além disso, os dados demonstram que as atividades de leitura nem sempre promovem a reflexão acerca de todos os elementos semióticos e visuais presentes nos gêneros multimodais.23 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Livro didáticoLíngua PortuguesaLeituraMultimodalidadeAtividades de leitura no livro didático de língua portuguesa dos anos iniciais: um olhar sobre o tratamento dado aos gêneros multimodaisbachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International