Silva, Luciana Isabela Borges dos SantosFreitas, Ayane Rezende Barboza de2025-03-172025-03-172022-05-20FREITAS, Ayane Rezende Barboza de. Marketing digital: Um estudo referente ao impacto e a importância do marketing digital sobre a fidelização dos clientes de uma empresa do segmento de mercado de chocolates finos localizada no município de Salgueiro-PE. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6790O presente artigo teve como objetivo apresentar a importância das estratégias e ferramentas utilizadas pelo marketing digital e seu impacto sobre a fidelização dos clientes de uma empresa do segmento de mercado de chocolates finos localizada no município de Salgueiro-PE. Tais estratégias e ferramentas se tornam fundamentais, frente a um contexto de constantes mudanças no mercado. Os meios de comunicação, como as mídias sociais, são capazes de proporcionar às empresas um novo meio de divulgação e promoção dos seus produtos e serviços e de uma maior aproximação entre empresa e cliente. Para atingir tal objetivo, foram levantados dois propósitos específicos: Analisar como são utilizadas as estratégias e ferramentas do marketing digital para retenção e fidelização dos clientes da empresa; e verificar o grau de interatividade e aproximação entre empresa e clientes. Para o método foi utilizada a técnica de pesquisa qualiquantitativa, pela qual foi desenvolvido um questionário aplicado ao gestor e aos clientes da empresa, com intuito de coletar informações sobre o assunto abordado. Por fim, os resultados obtidos mostram a importância de um plano de marketing digital bem planejado para uma melhor utilização de todas as ferramentas e estratégias que ele pode oferecer juntamente com as mídias sociais como meio de comercialização, divulgação e promoção. Tais meios são utilizados atualmente pelas empresas para melhor atender as necessidades dos clientes e, dessa forma, satisfazê-los e torná-los clientes fiéisThis article aimed to present the importance of strategies and tools used by digital marketing and their impact on customer loyalty of a company in the market segment of fine chocolates located in the municipality of Salgueiro-PE. Such strategies and tools become fundamental, in the face of a context of constant changes in the market. The means of communication, such as social media, are capable of providing companies with a new means of disseminating and promoting their products and services and of bringing the company and customer closer 5 together. To achieve this objective, two specific purposes were raised: To analyze how digital marketing strategies and tools are used to retain and retain the company's customers; and verify the degree of interactivity and approximation between company and customers. For the method, the qualitative-quantitative research technique was used, through which a questionnaire was developed to be applied to the company's manager and customers, in order to collect information on the subject addressed. Finally, the results obtained show the importance of a well-planned digital marketing plan for a better use of all the tools and strategies that it can offer along with social media as a means of marketing, dissemination and promotion. Such means are currently used by companies to better meet the needs of customers and, in this way, satisfy them and make them loyal customers.25 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brMídia digitalMarketing na InternetClientes - FidelizaçãoMarketing digital: Um estudo referente ao impacto e a importância do marketing digital sobre a fidelização dos clientes de uma empresa do segmento de mercado de chocolates finos localizada no município de Salgueiro-PEbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)