França, Rozelma Soares deOliveira, Vanessa Cristina da Silva2024-01-262024-01-262023-04-20OLIVEIRA, Vanessa Cristina da Silva O impacto do uso do Google Workspace for Education na formação de professores da educação básica brasileira. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5503Cada vez mais a tecnologia digital está ganhando força dentro dos espaços escolares, algo que foi intensificado com a pandemia da COVID-19. Sua influência nesses espaços já é respaldada por documentos oficiais, como a BNCC, que prevê, inclusive, o desenvolvimento do pensamento computacional na escola. Paralelo a isso, temos a formação de professores que também é impactada, como demonstra a BNC-Formação Continuada. Desse modo, se vê a necessidade emergente de formações que apoiem esses docentes na compreensão, uso e criação de tecnologias digitais em suas práticas. O Google lançou em 2006 o G Suite for Education, uma versão do seu produto com ferramentas digitais para apoiar educadores em suas atividades didático-pedagógicas. No entanto, até meados de 2020, a adesão pelas instituições de ensino foi limitada. Com a pandemia de COVID-19, o Google impulsionou o uso do serviço, que foi renomeado para Google Workspace for Education, sendo empregado por mais de 120 milhões de professores e alunos em vários países durante as aulas remotas. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar o impacto do uso do Google Workspace for Education em formações de professores promovidas no âmbito da Safetec. Após a análise dos dados coletados por meio de questionários e entrevistas, os principais resultados indicam que o uso dessa plataforma tecnológica contribui para uma melhoria na organização do trabalho pedagógico, no planejamento das atividades e na promoção da interatividade e colaboração entre os alunos e professores.49 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brGoogle AppsFormação de professoresPlataforma digitalO impacto do uso do Google Workspace for Education na formação de professores da educação básica brasileirabachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacionalhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000fp2q