Rolim, Amália Maria de QueirozPereira, Luiz Eduardo2024-08-202024-08-202023-12-20PEREIRA, Luiz Eduardo. Utilização da plataforma de design digital Canva para a produção de trabalhos com fins educacionais. 2024. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Santa Cruz do Capibaribe-PE, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6036Este trabalho apresenta uma discussão sobre determinada ferramenta tecnológica e seu uso na criação de trabalhos didáticos, explorando assim a relação existente entre educação e tecnologia. Esta pesquisa tem como objetivo discutir a utilização da plataforma de design digital Canva para a produção de trabalhos com fins educacionais. O referencial teórico contemplou discussões acerca da existência de plataformas digitais que podem contribuir com o desenvolvimento educacional em diferentes níveis, tal referencial é embasado no trabalho de autores como: Lunardi, Rakoski e Forigo (2021); Telles, Fonseca e Santclair (2015); Lakatos e Marconi (2003); Gil (2002), dentre outros. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, com obtenção de dados por meio da aplicação de questionários a um grupo de professores de uma instituição educacional estadual da cidade de Santa Cruz do Capibaribe - PE. Os dados obtidos indicam que o uso da plataforma digital Canva é um recurso que pode favorecer o desenvolvimento do fazer pedagógico, tornando as aulas mais interessantes e dinâmicas. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que a utilização de plataformas digitais, como o Canva, por exemplo, faz-se importante para o desenvolvimento de conhecimentos numa era repleta de dispositivos e tecnologia cada vez mais avançados.49 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brCanva (Plataforma de design digital)Arte e tecnologiaUtilização da plataforma de design digital Canva para a produção de trabalhos com fins educacionaisbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000fnts