Correia Neto, Jorge da SilvaAraújo, Thatiane da Silva2025-07-272024-12-09Hospitais - Administraçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7454A transformação digital (TD) tem transformado como as instituições de saúde pública são gerenciadas e como prestam seus serviços. O estudo objetiva analisar, sob a ótica da TD, como a adoção de EHR para gestão de arquivos e de atendimento aos pacientes do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (CISAM) contribui para a segurança, eficiência e qualidade no atendimento aos pacientes, considerando a infraestrutura tecnológica atual. Foi realizado um estudo de caso com dados coletados por meio de entrevistas com profissionais de diferentes áreas do hospital, A análise desses dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, permitindo identificar padrões, desafios e oportunidades relacionados à implementação da transformação digital na gestão hospitalar. Essa abordagem contribui para um entendimento mais profundo do impacto da TD na melhoria dos processos e na experiência do paciente. Os resultados mostram que a tecnologia de gerenciamento de arquivos utilizada atualmente no CISAM é um componente essencial para a eficiência da instituição. Entretanto, observa-se que, em muitos setores, os sistemas de arquivo ainda são baseados em soluções legadas que, embora funcionais, carecem de integração e flexibilidade para atender às demandas contemporâneas de acesso às informações, aprimorando a continuidade do atendimento e reduzindo erros na manipulação de dados. Quanto ao atendimento aos pacientes, a modernização dos sistemas de registro de saúde, como o sistema de prontuário eletrônico, têm melhorado significativamente a coleta e o compartilhamento de dados clínicos. No entanto, ainda existem desafios a serem superados, como a integração entre diferentes sistemas e a necessidade de capacitação contínua da equipe para a utilização eficiente dessas tecnologias. Conclui-se, portanto, que a modernização deve ser um processo contínuo, focado nas demandas específicas do hospital, a fim de garantir um atendimento de qualidade e alinhado com as melhores práticas tecnológicas.17 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Hospitais - AdministraçãoSaúde pública - AdministraçãoTransformação digitalRegistros médicosProntuários médico-hospitalaresTransformação digital na saúde pública : os desafios da gestão operacional do Centro Integrado de Saúde Amaury de MedeirosbachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International