Costa, Wagner RodriguesAssis, Pablo Oliveira de2025-01-072025-01-072019-07-24ASSIS, Pablo Oliveira de. A utilização da robótica como alternativa para o trabalho com comprimento da circunferência e ângulo. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6624É comumente percebido pelos professores de matemática da educação básica a dificuldade dos alunos quando se fala em tópicos de geometria e das grandezas e suas medidas. Uma delas se relaciona com noções de ângulos e aplicação do comprimento da circunferência. Sendo assim, este trabalho mostra como esses conceitos podem ser explorados a partir da perspectiva de uma aprendizagem mais ativa, com mediação do professor, tendo como recurso a robótica. Esta pesquisa foi realizada com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental e os dados demonstraram que a associação dos conceitos matemáticos com a tecnologia possibilitou aos estudantes desenvolver ideias matemáticas e usá-las na solução de problemas.30 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRMatemática - Estudo e ensinoÂnguloEnsino fundamentalRobótica na educaçãoAprendizagem ativaA utilização da robótica como alternativa para o trabalho com comprimento da circunferência e ângulobachelorThesisAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000mmzf