Silva, Leila Nascimento daSouza, Ivaní dos Santos2019-02-132019-02-132018-08-22SOUZA, Ivaní dos Santos. O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no município de São João. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/750O presente trabalho de conclusão de curso foi embasado na teoria da psicogênese de Ferreiro e Teberosky (1979) e trata-se de uma pesquisa documental sobre o trabalho de apropriação do sistema de escrita no livro didático do 1º ano adotado no município de São João-PE, nesta pesquisa buscamos analisar se o livro didático do ciclo de alfabetização adotado no município de São João trabalha a apropriação do sistema de escrita alfabética, dessa forma realizamos uma abordagem qualitativa e quantitativa, pois nos preocupamos em analisar cuidadosamente cada atividade do referente livro, categorizando-as da maneira mais adequada possível, através de quadros com os tipos de atividades encontradas, para que assim pudéssemos identificar qual proposta de alfabetização permeia no livro. Com isso constatamos que o livro dispõe de atividades diversificadas porém não contempla de forma equilibrada atividades que favoreçam a reflexão do aluno para que ele avance em seus níveis alfabéticos de forma significativa.48 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USAlfabetizaçãoLivros didáticosPrática de ensinoO trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no município de São JoãobachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000fkz3