Souza, Ana Paula Abrahamian dePinto, Giulia de Souza Neves Gomes2023-04-042023-04-042021-03-02PINTO, Giulia de Souza Neves Gomes. Desafios e possibilidades de uma experiência estético-formativa com crianças de 6 a 8 anos em período de pandemia da COVID-19. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4322Nessa pesquisa, os termos arte, educação e espaços não formais se relacionam na perspectiva de compreender que a educação através da arte pode, e deve, problematizar a realidade sócio-político-cultural das crianças em toda sua complexidade. Para isso, buscamos compreender a potência da Arte/Educação em experiências estéticas, com crianças de 6 a 8 anos, na praça do Carmo, em Olinda-PE, durante a pandemia da COVID-19. Entendendo que esse estudo teve como objetivo oportunizar uma experiência estética formativa para crianças, em um espaço não escolarizado, foi necessário analisar, estudar e observar, mas, acima de tudo, agir, alinhando-se na perspectiva da Pesquisa ação. Para isso, foram utilizados instrumentos metodológicos como o aprofundamento em leituras e documentos oficiais, observação participante em alguns momentos e a não participante em outros e a utilização de recursos videograficos e fotográficos para a captura dos significados da experiência e para a construção de uma exposição. A partir da análise da intervenção, foi possível observar a Arte enquanto campo epistemológico através das ações e conhecimentos adquiridos pelas crianças, mostrando que a Arte, os espaços não formais, as experiências e a Educação, quando juntas integralmente é um mecanismo essencial para o desenvolvimento crítico, social e político do indivíduo.65 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRArte na educaçãoExperiência extra-escolarEducação não-formalDesafios e possibilidades de uma experiência estético-formativa com crianças de 6 a 8 anos em período de pandemia da COVID-19bachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000fkrc