Silva, Silvio Profirio daMelo, Maria de Lourdes Félix Correia de2025-11-192025-01-24MELO, Maria de Lourdes Félix Correia de. O eixo oralidade no livro didático de língua portuguesa do ensino médio. 2025. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7980Este estudo tem como objetivo geral investigar o tratamento dado ao eixo oralidade no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Como objetivos específicos, pretendemos: (I) conhecer o espaço dado ao eixo oralidade no livro didático Multiversos: Língua Portuguesa – Ensino Médio; (II) identificar o tratamento dado aos gêneros orais nesse livro didático. Para realização deste estudo, recorremos à pesquisa documental, tendo como procedimentos metodológicos: a revisão de literatura, a análise documental e a descrição das informações. Os resultados apontam que o livro didático analisado carece de atividades que instiguem a reflexão do alunado em relação às especificidades e particularidades da modalidade oral da linguagem, como: aspectos prosódicos, entonação, turnos de fala, tópicos discursivos, marcadores conversacionais, entre outros. Além disso, tal livro didático apresenta poucos exemplares de gêneros orais. Ou seja, uma pequena quantidade de gêneros orais é contemplada nesse manual.26 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Língua Portuguesa - Estudo e ensinoLivro didáticoOralidadeO eixo oralidade no livro didático de língua portuguesa do ensino médiobachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International