Marques, Maria Danielle RodriguesPereira, Jeciane da Cruz2024-11-012024-11-012023-12-04PEREIRA, Jeciane da Cruz. O ensino da Física na EJA Campo: A experimentação como incentivo para o aprendizado. 2023. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Surubim, PE, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6422O foco deste estudo foi aprimorar a experiência de aprendizagem dos alunos matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA-Campo), especificamente na disciplina de Física, por meio da implementação de uma sequência didática estruturada, envolvendo atividades práticas. A abordagem metodológica adotada consistiu na realização de experimentos relacionados à cinemática, visando simplificar a compreensão de conceitos e estimular o interesse dos estudantes. A avaliação da eficácia dessa abordagem foi conduzida através de questionários que coletaram as percepções dos alunos. Os resultados revelaram avanços significativos tanto na compreensão dos conceitos quanto no entusiasmo dos participantes, evidenciando o potencial da metodologia. Este estudo enfatiza a importância de estratégias práticas no ensino da Física, incentivando os alunos a se envolverem ativamente em seu próprio processo de aprendizagem e na solução de desafios.24f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brFísica - Estudo e ensinoEducação de jovens e adultosCinemáticaO ensino da Física na EJA Campo: A experimentação como incentivo para o aprendizadobachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)