Freitas, Kátia Cristina Silva deRibeiro, Patricia Maria de Melo2023-11-142023-11-142022-10-07RIBEIRO, Patricia Maria de Melo. Uma proposta de sequência didática para o ensino de Química utilizando uma temática ambiental a partir do processo de tratamento de efluentes industriais. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5207Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para expor a temática do descarte inadequado de efluentes industriais em corpos hídricos, assim como a apresentação dos processos de separação de mistura envolvidos nas etapas do tratamento correto do efluente antes do despejo no meio ambiente. O objetivo desta pesquisa foi a elaboração de uma SD na perspectiva ambiental para sensibilizar os alunos a respeito problemas ambientais, reconhecer um pouco da aplicação industrial de conteúdos presentes no ensino regular de Química, e permitir práticas experimentais de separação de mistura durante o decorrer das aulas. Buscando não apenas a construção do conhecimento, mas também estruturando o pensamento crítico do aluno para formação de um cidadão ciente do seu papel ativo para colaborar com uma sociedade sustentável.41 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREnsino de químicaSequência didáticaResíduos industriaisMisturas (Química)Ensino médioQuímica ambientalUma proposta de sequência didática para o ensino de Química utilizando uma temática ambiental a partir do processo de tratamento de efluentes industriaisbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000fgxq