Firme, Ruth do NascimentoSilva, Adalto Floro da2023-04-102023-04-102019-12-16SILVA, Adalto Floro da. Os Simpsons como recurso didático digital no ensino de Química para abordagem do conteúdo de radioatividade. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4326O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) pode contribuir para o ensino de Química mais atrativo e motivador para os estudantes pelo fato de tais tecnologias estarem inseridas nos cotidianos deles. Nesta perspectiva, situamos o uso das TICs na perspectiva da aprendizagem tangencial, que ocorre quando conteúdos escolares, por exemplo, são abordados com os estudantes sem deixar explícito a intenção de apenas ensiná-los. Diante de diferentes TICs, optamos nesta pesquisa pelos vídeos, mais especificamente, por vídeos da série televisiva Os Simpsons como recurso didático digital para a abordagem do conteúdo de radioatividade. Portanto o nosso objetivo neste estudo é o de propor atividades didáticas para o ensino de química sobre o conteúdo de radioatividade a partir de episódios do seriado Os Simpsons na perspectiva da aprendizagem tangencial. O estudo foi conduzido a partir de quatro etapas metodológicas: seleção de episódios da série televisiva; descrição dos episódios com potencial para a abordagem do conteúdo de radioatividade; análise dos episódios descritos para a identificação de temáticas/aspectos do conteúdo de Radioatividade; e elaboração das atividades didáticas para o ensino de química sobre o conteúdo de radioatividade a partir de episódios do seriado Os Simpsons na perspectiva da aprendizagem tangencial. Os resultados deste estudo apontam que os episódios selecionados têm potencialidade para abordar temáticas/aspectos polêmicos e atuais sobre o conteúdo de radioatividade como, por exemplo, contaminação versus irradiação e contaminação ambiental (episódio 1 Homer, o fazendeiro), contaminação versus irradiação com foco nas aplicações tecnológicas (episódio 2 Arquivo S), e o descarte de material radioativo, acidentes nucleares, e mutações e seleção natural (episódio 3 O peixe de três olhos) e que as propostas didáticas elaboradas a partir destes episódios podem favorecer o processo de aprendizagem na perspectiva tangencial sobre Radioatividade.63 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRQuímica - Estudo e ensinoRadioatividadeRecursos audiovisuaisOs Simpsons como recurso didático digital no ensino de Química para abordagem do conteúdo de radioatividadebachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000fgm4