Gomes, Sónia Maria Fonseca Pereira OliveiraSilva, Déborah Cristina Saldanha Amorim2023-05-292023-05-292023-04-28SILVA, Déborah Cristina Saldanha Amorim. Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA): uma análise do estado de Pernambuco. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4581Ao examinar a educação no Brasil, é notável uma disparidade na qualidade e no acesso educacional oferecido a diferentes grupos sociais. Este trabalho tem como objetivo investigar a posição do estado de Pernambuco em relação à equidade educacional, utilizando o Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA). Nesse sentido, propõe-se uma análise dos resultados obtidos nos anos de 2011, 2013, 2015 e 2017, segmentando por nível socioeconômico, cor/raça e gênero, enfatizando o NSE, a fim de retratar o estado da desigualdade das mesorregiões do estado. Além disso, busca-se discutir as possíveis raízes dessa desigualdade por meio da análise de dados em painel.49 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRIgualdade na educaçãoAprendizagemIndicadores educacionaisPernambucoIndicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA): uma análise do estado de PernambucobachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000fgh8