Silveira, Thiago Araújo daSilva, John Victor de Oliveira2024-08-152024-08-152020-11-06SILVA, John Victor de Oliveira. Análise do ensino das ciências e matemática em um contexto de educação quilombola. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2020.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6022Nos dias atuais, nosso país possui uma enorme quantidade de Comunidades Quilombolas homologadas pela Fundação Cultural Palmares, elas são sobreviventes devido às fortes lutas pelo reconhecimento e garantias de seus direitos. Já nos aspectos educacionais obtiveram-se importantes avanços nos últimos anos em sua valorização desses povos e novas reivindicações para cada vez mais ampliar a diversidade cultural e étnica no Brasil, através da implantação dos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), onde se baseia na Lei nº 10.639/2003, a Lei de cotas, Diretrizes da Educação Quilombola, entre outros. O objetivo geral deste trabalho é analisar o ensino de ciências e matemática em uma escola localizada em Comunidade Quilombola na zona rural de Pernambuco, a partir da fala dos professores que ensinam nela. Para isso, utilizamos uma metodologia qualitativa, com entrevistas para coleta de dados e para a análise realizamos a Análise Hermenêutica Dialética. Como resultados, percebemos que os professores investigados buscam sempre relacionar o conteúdo científico com as questões epistemológicas, culturais e históricas da comunidade, principalmente com o uso de estratégias de ensino para melhor contextualização destes conteúdos; percebemos também que eles se mostram muito cuidadosos quanto a elaboração de seus planos e a relação entre o cotidiano dos alunos e os conteúdos propostos em currículo.41 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brQuímicaMatemática - Estudo e ensinoEnsino de químicaQuilombolas - EducaçãoAnálise do ensino das ciências e matemática em um contexto de educação quilombolabachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000ffn5