Cadena, Marilia Ribeiro SalesPimentel, Caio Filipe Nascimento2025-06-112025-03-12PIMENTEL, Caio Filipe Nascimento. O uso de histórias em quadrinhos como recurso pedagógico para o ensino de Biologia: uma revisão narrativa da literatura. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7276O presente trabalho objetivou analisar a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQs) como um recurso pedagógico complementar para o ensino de biologia em sala de aula. Inicialmente o trabalho traz um panorama sobre o surgimento das Histórias em Quadrinhos e o Ensino de Ciências de maneira geral. Posteriormente o ensaio traz a perspectiva do uso do gênero e suas possibilidades de aplicação dentro do ensino de biologia. Para aprofundar a análise, traz-se exemplos de HQs e suas contribuições para ensino de biologia. Os resultados evidenciam um crescimento do uso de HQs como ferramenta didática para ensino e aprendizagem das Ciências Biológicas. Ademais observa-se que esse recurso tem potencial para atingir diferentes níveis de ensino e faixas etárias de forma eficiente, tornando as aulas mais dinâmicas, interativas e envolventes para os estudantes e educadores. Portanto, entende-se que as Histórias em Quadrinhos favorecem a aprendizagem e podem ser utilizadas como um recurso pedagógico.21 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Ensino de biologiaRecursos didáticosHistórias em quadrinhos na educaçãoO uso de histórias em quadrinhos como recurso pedagógico para o ensino de Biologia: uma revisão narrativa da literaturaThe use of comic books as a pedagogical resource for teaching biology: a narrative literature reviewbachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International