Lira, Wellington Marinho deNascimento, Fabiano José de França2025-11-172024-12-14NASCIMENTO, Fabiano José de França. A organização de conteúdos no planejamento de aulas de português como língua não materna. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7939Este estudo explora a organização curricular para o ensino de Português como Língua não materna (PLNM), voltado especialmente para profissionais do ensino interessados em atuar de modo autônomo. Com base em materiais de referência e análise de dados, propôs-se um currículo alinhado ao Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR), estruturado por níveis de proficiência. Os resultados destacaram a importância de progressão temática e adaptação aos contextos dos alunos, evidenciando desafios específicos do ensino autônomo. A discussão abordou a necessidade de conciliar normas globais com a diversidade linguística brasileira e o preparo para exames como o Celpe-Bras. Elementos como a capacidade de adaptação e flexibilidade por parte do professor, ou criador do plano curricular se destacam como algumas das partes mais relevantes entre os achados deste artigo.16 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/Aquisição da segunda línguaLíngua portuguesaA organização de conteúdos no planejamento de aulas de português como língua não maternabachelorThesisAttribution-NoDerivatives 4.0 International