Paula Junior, Josias Vicente deSilva, Lucas Nonato Souza e2020-03-162020-03-162019SILVA, Lucas Nonato Souza e. A construção simbólica do dinheiro na infância: estudo comparativo entre estudantes de escolas pública e privada. 2019. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2078Vive-se em uma sociedade na qual o dinheiro permeia grande parte das relações que os indivíduos estabelecem no seu cotidiano. Assim, os sujeitos estão imersos nesse contexto financeiro desde a infância e, por conseguinte, acabam por desenvolver uma ideia sobre o dinheiro que pode ter influência na maneira com a qual lidarão com ele nas suas vidas quando adultos. Este trabalho procura investigar as representações sociais que as crianças têm do dinheiro. Para isso, foram pesquisadas, por meio da técnica da associação livre, as relações estabelecidas por estudantes do 3° ano do ensino fundamental de uma escola pública e uma escola privada da cidade do Recife, no intuito de descobrir quais eram as representações que esses grupos de indivíduos tinham do dinheiro. Através da quantificação dos termos utilizados pelas crianças e da análise de conteúdo buscou-se categorias que pudessem delinear as ligações que os participantes fazem com o dinheiro e mapear o local dele na vida social desses sujeitos. Com isso, espera-se, minimamente, poder explicitar as influências que as relações sociais e o compartilhamento dos espaços têm na formação dos conceitos desde idades muitos iniciais na vida em sociedade.74 f.porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRCrianças - Aspectos sociaisCrianças - Aspectos psicológicosMoeda - Aspectos sociaisMoeda - Aspectos psicológicosA construção simbólica do dinheiro na infância: estudo comparativo entre estudantes de escolas pública e privadabachelorThesisAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000fbv4