Cavalcanti, Maria Clara CatanhoSantos, Cláudia Andréa dos2025-11-032025-01-12SANTOS, Cláudia Andréa dos. Tecnologias digitais no ensino de gramática: uma alternativa para a formação de escritores competentes na redação do ENEM. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7915Este estudo investiga como o ensino de gramática pode ser aprimorado por meio de tecnologias digitais, com foco no desenvolvimento da competência escrita dos estudantes, para atender aos critérios da redação do ENEM, já que ela se tornou um imperativo para a aprovação no exame. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo-interpretativo, fundamenta-se em revisão bibliográfica para analisar, tanto o potencial das ferramentas digitais no ensino da Língua Portuguesa, quanto as percepções de professores e estudantes sobre sua eficácia. Os resultados evidenciaram que ferramentas como plataformas colaborativas, recursos gamificados e softwares de correção automatizada diversificam os métodos de ensino, promovem maior engajamento e contribuem para o aprimoramento da escrita formal. No entanto, desafios como a falta de infraestrutura e a necessidade de capacitação docente ressaltam a importância de uma implementação planejada e equilibrada dessas tecnologias. Assim, conclui-se que as tecnologias digitais, quando bem implementadas (equilíbrio entre práticas tradicionais e contemporâneas), não apenas potencializam a aprendizagem, mas também preparam cidadãos críticos e ativos, capazes de utilizar a linguagem como instrumento de transformação social.23 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Tecnologias digitaisGramáticaExame Nacional de Ensino Médio (Brasil)RedaçãoTecnologias digitais no ensino de gramática: uma alternativa para a formação de escritores competentes na redação do ENEMbachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International