Mendes, Renata Akemi ShinozakiSilva, Bruno Henrique Vieira daSantos, Lucas José de Mendonça dos2023-05-292023-05-292022-06-13SILVA, Bruno Henrique Vieira da; SANTOS, Lucas José de Mendonça dos. Observação lunar e registro de imagens no Padlet. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4587Durante o período de pandemia da Covid-19, no ano de 2020, o meio educacional passou por diversas modificações que fortaleceram o sistema de ensino remoto e à distância por meio de tecnologias que facilitassem o ensino e a aprendizagem. Com isso, ciências como matemática, física e química que necessitam de aplicações empíricas, através de laboratórios com demonstrações físicas de fenômenos naturais para serem melhores compreendidos, não se afastaram da realidade no período pandêmico, pois, a tecnologia conseguiu criar uma ponte entre docente e discente durante as aplicações do conhecimento mesmo remotamente. No presente trabalho, a observação lunar fora aplicação de objeto de estudo utilizando-se de aparelhos de telefone celular para capturar imagens da Lua. Deste modo, foi possível o estudo da Lua e seus ciclos lunares com os alunos do 9º ano do ensino fundamental (anos finais). Os discentes registraram as imagens capturadas no celular e compartilhadas na plataforma educacional Padlet. Esta plataforma funciona como uma mural virtual possibilitanto a interação das imagens obtidas por meio das técnicas aplicadas em sala de aula, fornecendo o aprendizado sobre o conteúdo e utilizando-se da aplicação de técnicas de fotografia com o celular resultando em um produto educacional de grande aprendizado prático.30 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRAstronomiaLuaFotografiaTecnologia educacionalObservação lunar e registro de imagens no PadletbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000f8wk