Cidreira Neto, Ivo Raposo GonçalvesCosta, Lucas Miranda da2025-10-222023-05-04COSTA, Lucas Miranda da. O uso de modalidades didáticas na formação docente: relato de experiência da monitoria na disciplina de prática de biologia animal. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7872As modalidades didáticas são fundamentais para tornar o ensino de biologia mais dinâmico e atrativo para os estudantes. No entanto, muitas vezes, essa estratégia não é explorada de forma adequada no curso de formação de professores em biologia, o que acaba perpetuando um ensino tradicional e abstrato, que ainda é um sistema presente nas salas de aula. É importante explorar essas modalidades de forma criativa e inovadora, para que os estudantes possam aprender de forma significativa e prática. Neste contexto, o objetivo central deste trabalho foi investigar sobre o uso das modalidades didáticas que foram utilizadas na disciplina de prática de biologia animal, a partir da experiência como monitor. Verificando quais foram as mais utilizadas e de qual forma elas foram aplicadas. Além disso, é importante avaliar as contribuições dessas modalidades para a disciplina e para a aprendizagem dos alunos e para isso, foi elaborado um questionário no Google Forms, onde foi aplicado através do Google Classroom e Whatsapp para averiguarmos a visão dos estudantes sobre o tema. A partir dessa análise, foi possível identificar as modalidades mais utilizadas e eficientes na disciplina. Ao total, foram identificadas diversas modalidades didáticas diferentes, na qual o estudo em grupo, aula expositiva e estudo de texto se sobressaíram em relação às demais. A preferência dos estudantes sobre as modalidades didáticas também foi analisada, onde a aula de campo e aula prática foram o grande destaque. A partir dessas informações, conseguimos verificar a importância que as modalidades didáticas exercem na disciplina.63 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Estratégias de aprendizagemFormação de professoresZoologiaO uso de modalidades didáticas na formação docente: relato de experiência da monitoria na disciplina de prática de biologia animalbachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International